Equipes se enfrentam na semifinal do Mundial de futsal oito meses após decidirem título estadual no jogo que marcou a aposentadoria de Falcão do futsal.

Foto: Guilherme Mansueto/Magnus Futsal

Sorocaba e Corinthiansdecidem neste sábado, às 8h (de Brasília), em Bangkok, na Tailândia, quem passará para a grande final do Mundial de futsal. Os dois clubes se enfrentaram apenas uma vez depois da final pela Liga Paulista, quando o Timão venceu em casa, na despedida de Falcão das quadras, e levantou o caneco do estadual. Veja abaixo as transformações de ambos de lá para cá.

Corinthians e Sorocaba chegam para a decisão com elencos reforçados, mas várias caras conhecidas:

“Lei do ex?”

Antes de ser contratado pelo Corinthians, o goleiro Tiago vestiu a camisa de Sorocaba e se sangrou campeão com o clube — Foto: Guilherme Mansueto/Magnus Futsal

Do quinteto que iniciou a final da LPF contra o Corinthians, no Parque São Jorge, na temporada passada, provavelmente três serão titulares neste fim de semana: Rodrigo, Leandro Lino e Tiago. Diferente do ano passado, o goleiro desta vez defenderá o gol do Timão. No Sorocaba, Tiago foi bicampeão mundial e um dos pilares do projeto do time, criado em 2014.

Outros que “viraram a casaca” são Leandro Lino e Charuto. Entre 2014 e 2015, os dois vestiram a camisa do Corinthians. Inclusive, Lino despontou para o futsal nas categorias de base do Timão.

E aí, alguma possibilidade da famosa “lei do ex”?

“Lendas” do futsal

Os dois times perderam recentemente suas referências e jogadores que podem ser considerados lendas do futsal brasileiro.

Com identidade impar com a torcida corintiana, Vander Carioca se despediu das quadras na temporada passada e atualmente trabalha como gestor das categorias de base do clube.

Considerado o maior jogador de futsal da história, Falcão também aposentou na temporada passada, justamente na final contra o Corinthians, clube que o revelou para o futsal. Em 20 anos de carreira, Falcão conquistou mais de 100 títulos na carreira, entre eles o bicampeonato mundial de clubes pelo Sorocaba. O craque também conquistou duas Copas do Mundo pela seleção brasileira (2008 e 2012).

Falcão ao lado de Vander Carioca, Wilde e Tiago — Foto: Reprodução/Instagram

Elencos

Com apenas quatro contratações para 2019, o Corinthians mudou seu estilo de jogo. O time do técnico André Bié foi ao mercado e trouxe o goleiro Tiago, o fixo Batalha e os alas-esquerdos Café e Rafa. O Timão manteve Nenê e Deives, lideres e referências do elenco.

O Sorocaba também manteve boa parte do elenco que entrou em quadra pela final do estadual: Leandro Lino Rodrigo, Lucas Oliveira, Kevin, Leozinho e Eder Lima permaneceram.

O atual bicampeão mundial não terá a presença de Falcão nem do ala Marcel, que se transferiu para o Inter Movistar, da Espanha. Para suprir as lacunas deixadas, Danilo Baron e Charuto foram contratados.

Sorocaba e Corinthians se enfrentam pela LNF, neste ano, na Arena Sorocaba — Foto: Guilherme Mansueto/Magnus Futsal


Treinadores

Campeão mundial em 2016 como jogador e 2018 como treinador, ambos pelo Sorocaba, Ricardinho deixou de lado os status de jovem técnico para entrar na competição como forte candidato a levar o time do interior paulista ao tricampeonato mundial. Aos 42 anos, será o seu segundo ano à frente do clube.

Diferente do adversário deste fim de semana, André Bié é um técnico com mais experiência. À frente do Timão desde 2016, o treinador levou o Corinthians ao título da Supercopa de Futsal, Copa do Brasil e Liga Paulista.

André Bié técnico do Corinthians Ricardinho técnico do Sorocaba — Foto: Reprodução / Instagram

E aí, quem vai à final do Mundial de Clubes de futsal? Sorocaba e Corinthians se enfrentam neste sábado, às 8h (de Brasília), em Bangkok, na Tailândia. O SporTV transmite a partida ao vivo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Fonte: Globo.com