Em 24 anos atuando profissionalmente, craque soma 72 títulos por clubes e 28 pela seleção brasileira

Considerado o maior jogador de futsal de todos os tempos, Falcão reforçou a opinião de muitos amantes do esporte ao conquistar o 100º título da carreira no último domingo, na vitória do Sorocaba sobre o Atlântico Erechim, na Supercopa de Futsal, que garantiu o time do interior paulista na próxima edição da Libertadores da América.

Aos 40 anos, Falcão começou a jogar futsal profissionalmente em 1994, no Corinthians. Em 24 anos de carreira, foram 10 clubes diferentes e 72 títulos conquistados. Em 2018, Falcão completa 20 anos defendendo a seleção brasileira, com 28 taças no currículo. Além dos títulos no futsal, Falcão foi campeão do Paulistão de 2005, quando defendia o São Paulo no futebol de campo.

– Fico feliz em estar transformando minha carreira em números. Atingir essa marca não é fácil, não sei quantos atletas podem ter atingido individualmente ou em esporte coletivo – disse Falcão.

– Ficarei feliz quando eu parar e olhar para trás e ver o quanto que conquistei. Fico muito feliz, talvez não como antes sendo a estrela principal, o protagonista, porém, fazendo parte de um grupo e ajudando de alguma forma – disse Falcão, ao GloboEsporte.com.

O número de títulos conquistados por Falcão é expressivo. A título de comparação, o jogador de futebol em atividade com mais troféus na carreira é o lateral brasileiro Daniel Alves, com 36, nas passagens por Bahia, Sevilla, Barcelona, Juventus, Paris Saint-German e Seleção Brasileira em 16 anos de carreira. Contando torneios amistosos pela Seleção, Pelé lidera a lista, com 37 títulos.

Confira abaixo a linha do tempo dos títulos de Falcão:


Ano a ano: os 100 títulos de Falcão (Foto: Clayton Esteves/ TV TEM)

Principais títulos por clubes:

Estaduais: 13
Nacionais: 9
Sul-Americanos: 7
Libertadores: 7
Mundial de clubes: 1

Principais títulos pela seleção:

Copa do Mundo: 2
Grand Prix: 11
Copa América: 5

Arte de abertura: Infoesporte/ GloboEsporte.com.

Fonte: Globo.com